Os benefícios físicos e mentais de respirar fundo

Sabe aquele momento em que você pensa: “para, respira fundo e conta até dez”? Pode parecer só maneira de dizer, mas essa forma de se acalmar realmente funciona. A respiração superficial é extremamente prejudicial não apenas para o emocional quanto também para o corpo. Isso porque a oxigenação é indispensável para que o organismo continue funcionando saudavelmente: sem ela, o coração poderia até bombear o sangue, mas este seria ineficiente em manter o corpo funcionando, visto que as células precisam de oxigênio para continuar trabalhando.

Se você começar a respirar profundamente com frequência, logo perceberá os benefícios de respirar bem. Alguns resultados são instantâneos, outros demoram alguns dias. Separamos alguns:

Alívio de ansiedade e estresse

Já percebeu como muitas técnicas de relaxamento são focadas na respiração? Pois bem, não é balela: a respiração profunda ajuda sim a relaxar, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Os músculos ficam menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e somos invadidos por uma sensação interna de paz.

Melhora do funcionamento dos intestinos e digestão

Quando respiramos profundamente, há a movimentação do diafragma, uma camada muscular que separa o tórax do abdômen. Essa movimentação faz uma espécie de “massagem” nos intestinos, o que auxilia os movimentos peristálticos e, consequentemente, melhora a digestão. Esse efeito já pode ser sentido nas primeiras horas respirando profundamente. Se você tem dificuldades para ir ao banheiro, experimente essa técnica!

Controle peso corporal

Segundo o International Journal of Yoga, certas técnicas de respiração ajudam a queimar um número maior de calorias, ajudando a manter o peso corporal. Além disso, há quem defenda que o oxigênio ajuda no metabolismo dos alimentos, evitando que os mesmos sejam transformados em gordura.

Melhora qualidade do sono

Realizar exercícios respiratórios ao se deitar também pode te ajudar a pegar no sono. Lembra que a respiração libera substâncias calmantes no cérebro e no corpo? Pois bem, tudo isso ajuda a preparar nosso organismo para o descanso. Nada melhor do que ir dormir já bem relaxado, não é mesmo?

Gostou dos benefícios? Esses são só alguns benefícios da respiração profunda para a saúde mental e física. Tome a iniciativa e comece a respirar saudavelmente hoje mesmo!