Cuidados com a pele

Cuidar da saúde requer práticas realizadas diariamente. Alimentação balanceada, exercícios físicos, bem-estar ao realizar uma atividade de lazer, saúde mental. Adotar hábitos saudáveis não é fácil, principalmente se não existe um incentivo das redes de contato próximas, como amigos e familiares.

Dar o primeiro passo em busca de mudanças é o começo. Em muitas situações, e dependendo do objetivo do paciente, a ajuda profissional é necessária, pois permite um desenvolvimento correto.

Além do cuidado com o corpo e com a mente, uma ação deve ser levada em consideração para prevenir o câncer de pele, a utilização de protetor solar. O câncer de pele é o mais comum no Brasil, em média com 30% dos diagnósticos. 

Como se desenvolve o câncer de pele?

Pessoas de pele clara, com casos na família são as mais atingidas. A idade varia, pois cada vez mais jovens estão desenvolvendo a doença.

Os sintomas são manchas na pele que apresentam coceira, ardência, descamam ou sangram, essas feridas não cicatrizam com facilidade. As áreas que ocorre são as de maior exposição ao sol, como rosto, pescoço, orelhas e mãos.

Caso apresente algum destes sintomas o médico deverá ser procurado, o quanto antes iniciado, melhor são as chances de tratamento.

Como prevenir o Câncer de pele

O cuidado deve ser uma prática diária, o uso do protetor solar de forma correta, evitar exposição ao sol das 10h às 16h, se for necessário a exposição, utilizar sempre roupas compridas, chapéus, óculos de sol com proteção UV.

A utilização do protetor solar deve ser reforçada durante o dia e o tipo de produto deve ser adequado a pele, para isso, procure um dermatologista.

Anote as dicas para se proteger do sol

  • Uso do protetor solar adequada para a pele e sua aplicação durante o dia;
  • utilização de chapéus;
  • óculos de sol com proteção UV;
  • roupas compridas para proteger o corpo;
  • evitar os horários das 10h às 16h. 

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e informações sobre a área da saúde.